terça-feira, 5 de abril de 2016

7 características comuns em membros da equipe preguiçosos

bolg falecomigo 1 20160405Pensando nos nossos negócios, seja você um empreendedor, gerente de nível básico ou diretor, se identificam colaboradores improdutivos de três formas diferentes:
Primeiro: Uma pessoa podes ser tão extrovertida e envolvente que ninguém nem percebe que ela seja improdutiva.
Segundo: Percebe-se que a qualidade do trabalho de alguém esta caindo com constância.
E por último, um funcionário pode simplesmente ser improdutivo por natureza.

Nestas três situações as características são as mesmas. Como este funcionário chegou onde está e porque ele ainda esta lá é uma pergunta a ser respondida e o fato esclarecido. Mas, para o empregador, não importando se é um empresário ou um executivo de nível gerencial, tudo começa com sua capacidade de reconhecer quando um funcionário é produtivo, se você é capaz disso, já deu o primeiro passo para implementar mudanças e para evitar ter pessoas improdutivas no time.

Considere as seguintes características e ações a tomar para evitar gente preguiçosa no seu time:
blog falecomigo 2 20160405

Reclamações

Não importa porque alguém está reclamando, para quem está reclamando ou sobre o que está reclamando. Reclamações na maioria dos casos mostra que a pessoa não está se dedicando ou colocando foco suficiente em seu trabalho para fazer mudanças e resolver problemas. Esta pessoa é mestre em desperdiçar tempo e energia, dela e dos outros. Uma pessoa produtiva não fica com um problema, ela simplesmente vai lá, trabalha e resolve.

Desculpas, desculpas e desculpas

Similar a quem vive reclamando, quem vive dando desculpas encontrou um meio de ser improdutivo. Uma coisa é se algo não foi feito porque outra coisa mais prioritária tomou a frente na escala de importância dos problemas vigentes. Mas se as coisas não acontecem por causa das infindáveis desculpas, então este é um problema com a pessoa e não com “as coisas” que ela tem que fazer e não faz. Comece a observar e verifique se há alguém constantemente se desculpando em sua equipe, uma desculpa aqui outra ali é normal, mas desculpas o tempo todo é um claro sinal de improdutividade e preguiça.

Escantear

Esta característica anda lado a lado com as desculpas, uma pessoa pode “deixar de lado e esquecer” uma tarefa por desculpas, ele ou ela vão deixando de lado e “escanteando” a tarefa devagarinho como se fosse uma coisa sem importância, isto é normal em alguns momentos em grandes projetos, mas, se isso tornar-se um hábito, temos um preguiçoso no time.
blog falecomigo 3 20160405

Correr atrás do “chefe” para tudo

Isto pode acontecer por duas razões: Ou o empregado espera que o chefe simplesmente faça seu trabalho ou delegue a outra pessoa devido as suas desculpas de incapacidade momentânea de fazer o mesmo. Ou a pessoa não confia em si mesmo e acha que não dará conta do recado. Em qualquer destas duas situações o colaborador é improdutivo.
Parte de ser produtivo é ser capaz de agarrar o problema a unha, ser focado e criativo e trabalhar duro, a outra parte é realmente resolver o problema. Correr para o chefe a cada nova delegação não ajuda ninguém a ser produtivo.

Só se preocupar em aparecer

Este é um sintoma clássico das pessoas que não se incomodam de verdade com o trabalho a ser feito, este tipo de pessoa só é produtivo quando um trabalho especifico é importante para o chefe ou lhe renderá créditos e aplausos na hierarquia da empresa. Para ser uma pessoa produtiva, não podemos escolher o serviço a ser feito, focamos e dedicamos nosso talento e esforço a resolver os problemas e manter o negócio funcionando.

Falta de motivação ou direcionamento

Dá para dizer que uma pessoa está desmotivada e não tem direcionamento se ela fizer todas as coisas mencionadas acima, reclama, dá desculpas, escanteia as coisas. todos estes sentimentos combinados a uma atitude letárgica contribuem para a improdutividade de uma pessoa. Porque alguém se daria ao esforço de ser produtivo se não se importa com a empresa em que trabalha. Em alguns casos a falta de motivação e produtividade deve-se simplesmente ao fato de que a pessoa não se encaixa em sua posição atual.
blog falecomigo 4 20160405

Atitude complacente

Isto acontece normalmente quando o ego de alguém está ferido, Talvez esta pessoa não reclame, não se desculpe, e até faça seu trabalho bem feito a sua maneira vez por outra. Mas se o ego estiver ferido e a pessoa não se importa com sua aparência ou seu estado de espirito, então o trabalho vira rotina e nada importa para motivar-se e muito menos tornar-se produtivo.
Para ser produtivo é necessário constante inovação, renovação de energias, aprendizado de novos conhecimentos. envolvimento e participação nos eventos da empresa, isto mostra independência e motivação, sem isso, a produtividade é relegada a último plano.

tradução e interpretação livre do texto original da businessinsider.