segunda-feira, 30 de junho de 2014

Por que a pontualidade é importante

Por que a pontualidade é importante

Ser pontual é o correto
O Brasil é um país onde a impontualidade é tolerada em quase todos os níveis da sociedade. Ônibus atrasam, metrô atrasa, avião atrasa, professores se atrasam, alunos se atrasam, empregados se atrasam, patrões se atrasam, reuniões começam com atraso, reformas para copa, deixa este para lá que é melhor, afinal a copa está ai a pleno vapor.

Eu sou uma pessoa extremamente pontual, aprendi isso com meu pai e no tempo em que era estudante ser pontual era o normal.

Não há nada que me irrite mais do que chegar atrasado a qualquer tipo de compromisso ou entregar um trabalho fora da data acordada, para mim o normal é fazer o certo.

Mas por que a maioria dos brasileiros deixa tudo para o último segundo do segundo tempo da prorrogação para começar a se mexer? Provavelmente esta é uma herança de nossa colonização lusitana, não sei ao certo mas deve ser. Mas, uma coisa é certa, a maioria dos brasileiros é impontual por simplesmente desprezar as regras da pontualidade e pronto.

Por que ser pontual é tão difícil?

A resposta é simples, por que seres humanos já tem uma tendência a fazer as coisas do jeito mais fácil e isto aliada a falta de tato para manter os compromissos é um prato cheio para desrespeitar totalmente os horários e datas.

Há um costume considerado normal entre nós brasileiros em subestimar as coisas que podem acontecer e o tempo envolvido. Por exemplo, você tem um compromisso marcado para as 13:00, então você faz a conta e pensa que em 37 minutos mais ou menos você deve chegar lá, o seu cérebro que tem uma tendência em arredondar os números já emplaca em seu subconsciente que 30 minutos são o suficiente para você chegar em tempo esquecendo solenemente qualquer empecilho como, demora do elevador, transito engarrafado e outras coisas “normais” que existem para nos fazer perder o nosso tempo e o dos outros também.
Neste exemplo do dentista, o pior é que mesmo que você chegue rigorosamente na hora, vai ter que esperar no mínimo uns 40 minutos por que o seu dentista está com a agenda atrasada desde o primeiro cliente da manhã.

Como resolver isto e ser pontual?

Simples, seja honesto com o seu tempo e respeite o tempo dos outros.
Eu utilizo as seguintes regrinhas que sempre dão certo comigo:

Coisas ruins acontecem: Pode ter certeza que se algo tiver que dar errado, vai dar, então sempre arredondo para cima qualquer número, por exemplo, saio para qualquer compromisso no mínimo com uma hora de antecedência e até mais se o local for distante. 
Para aeroporto meu tempo é de duas horas de antecedência no mínimo. Uma máxima que meu pai usava e que nunca esqueci, avião se espera em aeroporto.

Não confie na memória: Outra certeza absoluta, cabeça foi feita para pensar em grandes coisas e manter nossa vida fluindo, nosso cérebro não é uma base de dados muito confiável, por tanto, use um calendário e um alarme. 
Ter uma agenda é fundamental para registrar os seus compromisso e não esquecer das datas importantes. Existem muitas formas e tipos de agendas, eu uso o Google Agenda, que é gratuito e pode ser acessado de qualquer computador ou celular. 

Peça ajuda: Para quem é homem, mães e esposas são “lembradores” perfeitos de compromissos é só pedir que elas lembrarão pra você. 
Para as mulheres, já é um pouco mais complicado, mas, as mães e amigas podem ajudar, não contem com seus pais, maridos e namorados que não vai funcionar.

Use artifícios de lembrança: Outras formas válidas para não esquecer um compromisso, por exemplo, espelho do banheiro, escreva nele a data que você não pode esquecer com um caneta de quadro branco, toda vez que você for escovar os dentes, vai ler e lembrar. Um aviso na porta da geladeira também funciona. Alarme do celular etc. Tenho certeza que você vai terminar bolando uma forma original para não esquecer seus compromissos.

Ser impontual é ruim.

Não há justificativas aceitáveis para ser impontual, ser impontual é uma mostra de irresponsabilidade e desleixo. No Brasil é norma se marcar um jantar para as 20:00 e as pessoas começarem a chegar as 21:00, acredite isso é uma tremenda falta de respeito e educação.

Mas o que realmente é inaceitável é não respeitar as datas de compromissos no trabalho. Chegar atrasado em reuniões e não entregar seus trabalhos na data estipulada demonstra que você não leva a sério o seu ganha pão e não respeita seus colegas e superiores.

Por esta razão, use de todos os meios para ser pontual, se você é uma pessoa totalmente descontrolada com horários e datas, acredite isso não é bom para você e nem para as pessoas de sua convivência no trabalho e na vida pessoal.

Ser pontual é o certo

Acredite, chegar no horário e entregar seu trabalho na data certa é o correto, esforce-se para isso e nós os pontuais lhe agradecemos.


Se você conhece um método para não esquecer datas ou perder horários, ficarei feliz em aprender. Registre-o aqui nos comentários e divida sua ideia conosco.