quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lá em 1971

Ontem dia 31 de julho minhas filhas Valentina e Agnes completaram 15 anos. Esta é uma data muito especial na vida das meninas e fiquei muito feliz por elas.

Durante o dia fiquei pensando como o tempo voa. Comecei a pensar quando eu tinha 15 anos e fui bater lá em 1971. Entrei num turbilhão, num túnel do tempo e comecei a lembrar uma montanha de coisas que aconteceram comigo e com as coisas, as pessoas em 1971.

Fui até o Google e digitei "o que aconteceu em 1971" e quase surtei. O mundo e tudo era de fato muito diferente lá em 1971.

Resolvi partilhar algumas das imagens aqui para que quem for contemporâneo meu possa curtir e quem não for consiga dar uma viajada e ver como as coisas eram diferentes naquele tempo.

Prefiro os dias de hoje para viver, mas tenho saudade da ingenuidade daqueles tempos.

Meu coração continua puro hoje, mas não tenho mais aquela ingenuidade que alimenta nossa esperança. Também não perdi a esperança, mas ela está mais difícil de ser encontrada nos dias atuais.



Em 1971 John Lennon lançou sua mais importante e famosa música chamada Imagine, um hino a paz e a integração entre os povos.





Em 1971 Caetano e Gil estavam exilados, pelo governo militar da época, em Londres de onde enviaram estes dois LPs, chatíssimos diga-se, mas que mostrava o humor deles diante desta situação ridícula de não poder viver no próprio país por terem opiniões diferentes.





Vocês imaginam que alguém que se vestia assim ainda estava na moda?
Vejam as calças boca de sino e as cores da moda de então. Incrível né?


Em 1971 o Brasil ganhou o miss mundo, Lúcia Peterle foi nossa miss e a mais bonita no mundo naquele ano.


Assim eram os anúncios nas revistas em 1971, como não havia internet, as revistas eram um grande meio de comunicação, alguém aí já ouviu falar na Manchete e O Cruzeiro?


O Pelé, que era muito melhor jogador do que o Neymar e o Messi juntos, também fazia seus bicos como garoto propaganda, esta loja Ducal, era muito famosa, eu mesmo cheguei a comprar roupas lá, havia uma promoção interessante, eles vendiam um terno com duas calças para poder renderam mais usos antes de lavar, naquela época a maioria dos homens trabalhavam de terno e gravata.


Esta é a Av. Beira Mar em Fortaleza em 1971, imagina a calma e tranqüilidade que era este lugar comparado a confusão do trânsito de hoje.





Assim era Copacabana em 1971, a foto de cima mostra a Av. Copacabana e a debaixo o antigo cinema Roxy que freqüentei muito até seu fechamento nos anos 90 ou 80 não me recordo bem.


Vista de São Paulo em 1971






Para fechar a viagem no túnel do tempo, antes dos CDS e mp3, eram lançados os LP, abreviatura de Long Play, que normalmente vinham com 6 a 7 musicas de cada lado do disco de vinil preto que tocavam em toca discos estéreos, com som que muitas vezes era recheado de uma barulhinho característico resultado dos arranhões que os discos iam sofrendo com o uso.

Uma coisa bacana que havia nestes LPs eram suas capas e matériais internos, as fotos acima mostram a capa, os envelopes internos e os selos dos dois lados do disco do LP Imagine de John Lennon lançado com muito sucesso em 1971 e que tive a sorte e o privilegio de comprar por Cr$ 25.000,00 (vinte e cinco mil cruzeiros) e ouvir até o disco furar.

Espero que tenham gostado desta curta viagem no tempo.

P.S. Não tenho a menor idéia de quanto valeria hoje vinte e cinco mil cruzeiros, mas comprava-se um LP nos Estados Unidos na época por U$ 3,00 (três dólares) ou algo parecido.

Posted using BlogPress from my iPad

Location:Rua Marcos Macêdo,Fortaleza,Brasil