sexta-feira, 26 de julho de 2013

Estou nas nuvens!

Estou na nuvens

Tudo que é meu está nas nuvens, in the clouds, nas nuvens do google, in the google drive.

Sou fã do microsoft office, sempre usei a suite do office desde que iniciei o uso de computadores por volta de 1990, excel, word e power point são meus companheiros de longuíssima data. 

Comecei armazenando meus arquivos em disketes grandes, pequenos, HDs, iomega drive, pen drive, hd externo, cd e dvd. Havia um grande transtorno nisso, de vez em quando simplesmente perdia tudo por corrupção da mídia ou seja lá qual motivo.

Não sei quem criou este conceito de armazenar informações na nuvem, in the cloud, mas seja lá quem for, é um gênio. O conceito em si existe desde os grandes main frames da década de 50, mas para mim que sou usuário individual só começou mesmo de uns três anos para cá. 

Atualmente uso bastante espaço na nuvem para guardar tudo, documentos, planilhas, músicas, fotos e até filmes, tenho um monte de espaço gratuito para isso, compilei uma pequana lista do que uso e suas finalidades:

Dropbox para fotos, documentos e arquivos de trabalho
Evernote para documentos
SkyDrive para fotos, documentos e arquivos de trabalho
Amazon drive para fotos
Picasa para fotos
Flickr para fotos (1 terabite grais)
Facebook para fotos
iCloud para fotos, músicas e filmes.
Kindle, Kobo e iBooks para livros
Google Drive para fotos, aplicativos, arquivos e documentos

Juntando tudo tenho minhas coisa literalmente nas nuvens.

GOOGLE DRIVE e GOOGLE DOCS

Atualmente uso muito meu iPad para trabalhar, tanto no escritório, como em campo e em casa. O iPad é 99,99% útil para tudo que preciso no meu trabalho. Tratarei deste assunto em um post exclusivo sobre como uso o iPad em outro momento.

Há coisa entretanto que preciso, ao menos ainda de um notebook para executar, tenho um McBook air com tela de 11 polegadas com memória de armazenamento em flash de 65gb, igual a do meu iPad. Gosto do McBook por que o bichinho é ultra rápido e partir do momento que dominamos o IOS e nos acostumamos com ele, não dá mais pra viver sem.


Por ter pouco espaço disponível no HD do McBook me acostumei a guardar na nuvem tudo que preciso para trabalhar e dai a usar o Google Docs foi rapidinho porque desta forma não preciso me preocupar com os aplicativos também. 

Quando preciso posso usar o Google Docs no meu iPad, McBook, iPhone ou até no computador do hotel ou do aeroporto se preciso for, está tudo lá a minha disposição, basta ter uma conexão com a internet e todos os meus arquivos aparecem em um passe de mágica e ficam disponíveis para mim enquanto a seção estiver no ar. Perfeito não?

MAS, e se a internet falhar? Bom, respondo, não dá pra trabalhar, mas todas as internets, digo conexões WI-FI, sairem do ar de uma vez só? Ou simplesmente não existir como acontece em alguns trechos de estrada deste nosso Brasilzão? Bem, É difícil, mas não impossível trabalhar off-line, tenho meus becapes também certo?

GOOGLE DOCS ou GOOGLE OFFICE se preferir

O google drive me oferece de graça 15 gb para guardar o que preciso e ainda me oferece as seguintes opções em aplicativos, todos muito bons, rápidos, bem completos, eficientes e totalmente grátis:


Documento, igual ao Word, para trabalhar com textos, cartas e documentos.
Apresentação, igual ao Power Point, para elaborar e trabalhar com apresentações de slides.
Planilha, igual ao Excel, um pouco limitada para formulas mais elaboradas e junções entre planilhas, mas para o básico é 100% bom.
Formulário, este é o que há, uso muito este aplicativo para as missões do PDG,  ele permite a elaboração de formulários com diversos tipos de perguntas e já tabula automaticamente as respostas em um planilha com gráficos e tudo mais, é insubstituível.
Desenho, uso pouco, mas dá pra fazer vários tipos de formas e figuras e usar em conjunto com planilhas e documentos.
Fusion Table, trata-se de uma super tabela dinâmica para gestão de dados relacionais muito útil para filtrar e garimpar dados em planilhas gigantes.

Existem muitas outras funcionalidade do Google Docs, estas acima são as mais básicas e as que uso diariamente no trabalho. Acredite, sou usuário experiente do office, tenho uma assinatura do office 360 que não renovarei em janeiro de 2014, sabe por que? Porque o google docs me atende em 100% das minhas necessidades e gratuitamente.

venha pra nuvem você também e poupe tempo e dinheiro.