terça-feira, 14 de maio de 2013

Percepção e Realidade

Percepção e Realidade

"A realidade é meramente uma ilusão, embora bem persistente" - Albert Einstein

"Tudo que você vê, ouve, toca ou vivencia é especifico seu, você cria um universo com suas percepções, logo este universo de percepções é especificamente seu" - Douglas Adams



Pense na história da sua vida até o momento, quem escreveu este roteiro, foi você? Ou ele foi se moldando a medida que você foi vivendo e assim a sua vida foi tomando forma de acordo com a realidade criada por você, seu marido ou esposa, filhos, familiares, amigos, locais onde mora, estuda, viaja, o que você vê na rua, na TV ou na internet? Toda a sua realidade na verdade existe de acordo com sua ótica e sua percepção. Você não é de fato quem você pensa que é, você é em verdade aquilo que os outros pensam de você, aquilo que os outros percebem no seu comportamento e nas suas atitudes perante os acontecimentos de sua vida. É duro, mas a percepção dos outros é o que vale.

Agora, pare por um momento e imagine que você é o roteirista, escritor de sua vida, que você tem o poder de fazer a sua percepção tornar-se realidade para todos as outras almas que circulam no seu universo. O que você faria? Mudaria algo no passado? Ajustaria o presente para melhorar o futuro? Não faria nada? Já imaginou o tamanho do poder que você tem nas mãos?

Por que na realidade, este poder existe, é fato que o que passou há um segundo ou dez anos atrás não volta mais e não há como remediar, mas partindo do principio que tudo, absolutamente tudo na nossa vida começa com uma decisão e se a partir deste momento, deste mesmo momento que você lê estas palavras, você começar a tomar mais cuidado com suas decisões a sua vida vai melhorar, bem pode piorar também, dependendo do que você decidir, mas isto só você vai saber.

Entretanto, infelizmente ou felizmente, a percepção e a realidade nunca vão se encontrar e por mais poder que você tenha de reescrever a historia da sua vida, a percepção dos outros sempre será diferente da sua realidade, embora caiba a você decidir, novamente as decisões, se a percepção dos outros vão lhe incomodar ou não. Se você tem a auto estima elevada e é senhor dos seus atos e se acha um "cara" legal não importa se alguns acham o contrario o que importa é o que você percebe de você mesmo e isto é a sua realidade.



Por outro lado note que a maneira que você percebe as coisas termina por transformar a sua percepção em realidade para você. O fato é que nós não estamos na cabeça dos outros para saber o que cada um pensa e percebe a vida. É complicado e simples ao mesmo tempo, só o amadurecimento melhora o nosso dom de percepção das coisas do universo e esta percepção é o que vai nos moldando e construindo a realidade da nossa própria existência.




"And in the end, the love you take is equal to the love you make" - Paul McCartney