quinta-feira, 2 de maio de 2013

O importante é ser PRODUTIVO e não OCUPADO.


Você não admite, mas você adora se distrair e se desviar do seu trabalho, na verdade, exatamente como os macacos você toma uma carga de dopamina toda vez que algo lhe desvia a atenção do seu trabalho. Por exemplo, por que você constantemente verifica seu e-mail?
Se você deseja ser mais produtivo, mantenha o foco no trabalho, não há nenhum segredo ou dica bacana aqui, faça uma coisa de cada vez, pare de ser multitarefa e mantenha o foco.


Fácil falar né?

Hoje pela manhã estive pensando sobre este assunto, basicamente uma pergunta me veio à mente. Por que tantas pessoas são tão ocupadas, ou parecem sê-lo, mas são improdutivas?
Como eu adoro fazer listas, fiz mais uma para ajudar a encontrar uma resposta para minha questão:

1) As pessoas são improdutivas por que atiram pra tudo que é lado

Para início de conversa, escreva seus objetivos, suas metas. Detalhe-os o máximo possível e monte um “planinho” com data pra começar e para terminar. Sem plano, ninguém chega a lugar nenhum. E plano bom é plano escrito. Um dos maiores mentores para quem já trabalhei tinha sempre na ponta da língua a pergunta “E qual é o plano?” toda vez que levava-lhe alguma ideia nova. Pode parecer difícil, mas escrever um plano é a coisa mais fácil do mundo, na verdade um plano é a descrição dos passos que precisamos dar para conseguir fazer qualquer coisa. O mais difícil é começar, depois que você se vicia nisso, como eu, faz plano pra tudo.

2) Multi-tarefa é para o Windows, não pra você.

Ficar pulando de tarefa em tarefa não leva ninguém a parte alguma, se você, muda de tarefa mais que dez vezes num dia você está se comportando como criança brincando e devaneando ao invés de trabalhar, vai estar muito ocupado, mas não vai fazer nada, quando o dia chegar ao final, você vai estar exausto e não terá conseguido fazer nada a não ser gastar o dinheiro do seu patrão ou o seu mesmo em tempo perdido. Mais uma vez FOCO em uma tarefa especifica que faça parte de um plano especifico, é gol na certa.



3) Fuja das distrações e dos “Distraidores”

Tranque sua porta, coloque um aviso em sua mesa, desligue seu celular ou o ponha no silencioso, não olhe o e-mail e fuja do facebook como o diabo foge da cruz. Mantenha-se focado no seu trabalho no mínimo por 45 minutos em cada hora e longe das distrações e dos distraidores. Você vai virar uma moto niveladora, um Tiranossauro Rex dos realizadores e perderá aquela sensação ruim de ser ocupado e não produtivo.

4) Só abra seu e-mail uma vez a cada hora

O ideal é abrir o e-mail só duas ou quatro vezes no dia, mas se isto é impossível para você, abra-o só de hora em hora, marque um alarme especifico para isso em seu telefone celular ou smartphone e não caia em tentação. Verificar seu e-mail a todo instante é uma escravidão, na verdade você trabalha para o e-mail e não ele pra você. Sem contar que e-mail é um matador de produtividade se mal usado.

5) Use o telefone, fale com as pessoas.

E-mail não foi criado para conversar, nunca responda o e-mail mais que duas vezes sobre um mesmo assunto, pegue o telefone e fale com as pessoas. Não tenha medo, falar com as pessoas é normal e aceitável na sociedade. Converse, debata, discuta, resolva por telefone ou pessoalmente que é melhor ainda quando possível.



6) Use uma agenda, programe seu dia.

Não deixe ninguém programar o seu dia, tem gente que chega no trabalho e corre pra verificar o e-mail, passa horas zerando a caixa de entrada, as vezes a manhã toda e no final não faz p. nenhuma. Depois que acordar, beba agua para se reidratar, coma um bom café da manhã para se alimentar e restabelecer seus níveis de açúcar e liste ou reveja seus planos para o resto do dia. Lembre-se Plano, Ação e Realização. Leia seu e-mail no final da primeira hora de trabalho apenas e veja como seu dia vai render mais. Outra coisa, não fique mais que dez minutos respondendo e-mails a cada hora. Lembre-se você ganha para produzir e não par ler e responder e-mails.

7) Trabalhe direto no mínimo 45 minutos em cada hora

Após 45 minutos de trabalho, levante-se, de uma volta, espreguice-se, beba agua, vá ao banheiro e verifique seus e-mails por no máximo 10 minutos. Programe uma hora a mais de trabalho por dia em intervalos de 45 em 45 e veja como o dia voa produtivamente.


Não seja escravo do seu celular ou de seu e-mail, faça-os trabalhar pra você. O segredo de tudo isso é a disciplina. Chegar o no trabalho e ver o que vai ser ou como vai ser o dia não o levará a parte alguma. Como dizem os gringos “Work smart, not hard” Trabalhe com a cabeça, quem tem que rolar é a bola, pra fazer acontecer, fique no comando de seu trabalho, seja ele qual for, você é o chefe, não trabalhe para os outros, trabalhe para você. Tenha metas, escreva seus planos, tenha foco e aja.

O importante é ser PRODUTIVO e não OCUPADO.



Para garantir maior produtividade, veja o filme abaixo





Bom trabalho e boa sorte