quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dicas para tomar notas com eficiência

Dicas para tomar notas com eficiência

Todo mundo tem seu jeito especial e particular de tomar notas, alguns são ultra organizados outros são tão descuidados que não entendem nem a própria letra. Eu tinha este problema, sério, resolvi fazendo um curso de caligrafia e hoje acho minha letra até bonita. Mas, o mais importante mesmo é fazer suas anotações e transforma-las em ações depois, este é o segredo do negócio de tomar notas.
Escrever não é muito comum entre os brasileiros e agora com esta onda de Smartphones e tablets tem muita gente dedilhando os teclados minúsculos ao invés de escrever em papel, neste ponto sou categórico e tradicional, nada como um bom caderno e uma boa caneta pra fazer a imaginação e a memória funcionarem.
Eu tenho por habito anotar tudo, mas tudo mesmo, tudo que acontece em minha volta seja no trabalho ou na vida pessoal eu anoto, leio e transformo em ação depois. Tenho um caderno em casa para anotar tudo que faço em minhas horas de folga, as boas ideias sempre chegam quando estou escrevendo e adoro escrever.

Não consigo imaginar alguém participar de uma conversa pessoalmente ou por telefone, participar de encontros ou reuniões e não escrever sobre o que foi discutido e acertado.

Aqui vão algumas dicas para ajudar a quem desejar aprimorar ou iniciar o processo de tomar notas e registrar as coisas que acontecem em sua volta a cada minuto.

  1. Anote as coisas enquanto ainda estão frescas na sua cabeça, não aguarde o final do dia para isso porque você certamente esquecerá mais de 90% das coisas que viu e ouviu.
  2. Escolha um bom caderno ou agenda e use-o para tudo, coisas pessoais e de trabalho, desta forma você sempre terá a versão mais recente de seu sistema de registros e notas.
  3. Use um marcador de texto para realçar as coisas importantes e prioritárias.
  4. Mantenha suas anotações em ordem cronológicas para que elas façam sentido quando você as ler ou reler no futuro.
  5. Use um calendário com visão mensal e faça menção as suas anotações nas datas que elas aconteceram e nas que requerem finalização de tarefas e projetos.
  6. Crie um sistema de símbolos para agilizar o processo de anotações, por exemplo, uma estrela (*) significa "coisas importantes para lembrar", o sinal "@" significa "Acompanhar algo em uma data futura" e use sempre o sinal ">" quando iniciar um novo tópico.
  7. Quando iniciar um novo tópico no inicio ou no meio da página sempre anote um título para referenciar com os assuntos no futuro, por exemplo "REUNIÃO SOBRE VENDAS", "CONVERSA COM O MÉDICO SOBRE OS EXAMES" ou "CONVERSA DE CORREDOR COM O GERENTE".
  8. Quando um assunto for muito importante e requeira várias consultas use uma etiqueta colorida como localizador de página, elas são baratinhas e as encontramos em qualquer papelaria.

Ter um sistema de registro e anotações é importante por que não temos ninguém para ser nosso "back up" e confiar na memoria não dá, mesmo que você seja um gênio e nunca esqueça nada.

Só você é responsável pelo seu fluxo de informações e escrever não mata ninguém. Outro ponto importantíssimo  as baterias dos cadernos de papel nunca acabam e as canetas bic tem tinta para um milhão de quilômetros de escrita.

E você, qual o seu sistema para registrar, anotar e não esquecer das coisas?

Dicas usadas em tradução livre neste site: