sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O QUE FAZER COM O SEU TEMPO?

ampulheta

O QUE FAZER?

No último post abordei o tema da AUTO SUPERVISÃO e da sua importância na vida de qualquer pessoa independente da posição que ocupa em sua vida profissional e pessoal. Quer você tenha controle de sua vida através da auto supervisão ou não você sempre precisará saber O QUE FAZER? Com o seu tempo.

O QUE FAZER COM O SEU TEMPO?

Eu tenho um método que uso há muito tempo e que funciona muito bem, até já escrevi sobre isso aqui mesmo no blog.

A este método simples que utiliza como ferramenta apenas papel e lápis eu chamo de A LISTA.

A lista pode ser diária, semanal ou mensal, não importa, o que importa de fato é que você cumpra o que escreveu na lista. De nada adianta listar um montão de tarefas e não cumprir nada. A sua lista pode ter apenas uma tarefa, uma única coisa para fazer, desde que seja realista o suficiente para ser cumprida dentro do prazo que você mesmo estabeleceu.

Listas diárias são implícitas, se você escreveu no cabeçalho da lista, LISTA DO DIA, isto significa que você deve, eu disse deve, cumprir a sua lista dentro do mesmo dia. Listas diárias são as mais fáceis de compilar, afinal não há nada mais fácil do que listar uma serie de coisas que você deve fazer no dia, mas tenha cuidado, o papel aceita tudo sem questionar e não se importará com a sua frustração no final do dia quando houver ainda uma ou mais coisas que não foram possíveis de completar.

alice-com-o-gatoNo livro de Lewis Carol, Alice no país das maravilhas, há uma passagem em que o gato diz para Alice: “Se você não sabe para onde ir, então qualquer estrada serve”. Para quem não sabe ou não quer saber do que fazer esta frase também se aplica. Se você é daquelas pessoas que inicia o dia e vai rolando para ver o que acontece, não se preocupe, seja você mesmo e nem precisa concluir a leitura deste artigo. Afinal Deus nos deu o livre arbítrio para isso, qualquer um faz o que bem entender de sua vida, é só ter consciência que arcará com as consequências disso, boas ou ruins.

Mas, se você é daqueles que se preocupam em aproveitar cada minuto do seu tempo em fazer coisas que lhe são uteis, produtivas ou só divertidas, então saber o que fazer é importante para você. Mantenha sua lista atualizada e sempre ao seu alcance para que você possa consulta-la sempre que necessário.

2012_09_P1_FIGURA_1A figura ao lado mostra a minha lista do dia 11 de setembro, dia em que escrevi este artigo, o primeiro tópico da lista está riscado, porque acebei de completa-lo agora mesmo e a sensação de uma tarefa completada e bem feita ao menos para mim é igual à sensação de se fazer um gol, é a sensação da vitória e do dever cumprido.

Se você gostou desta matéria e tem seu próprio método de fazer as coisas acontecerem, escreva para mim pelo e-mail ecamara1956@gmail.com e me conte para que eu possa melhorar o meu próprio método.

Tempo é o único recurso que não podemos repor na nossa vida, cada segundo não vivido é vida não aproveitada.