quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Plano de Visita de Supervisão

supervisor4

Plano de Visita de Supervisão

O que é isto?

Um Plano de Visita de Supervisão é uma lista de tópicos que serão observados e informações que serão coletadas durante uma visita de supervisão.

Quem deve usar isto?

Gerentes, Supervisores e quem mais estiver envolvido na operação

Por que usar isto?

Uma visita de supervisão só é plena e eficaz quando planejada. Por que seu tempo é limitado e precioso e é impossível supervisionar tudo a todo tempo.

A chave para o sucesso é supervisionar seletivamente.O que requer a identificação de atividades criticas que devem ser supervisionadas rotineiramente e outras que requerem atenção menos frequente.

Quando usar isto?

O correto é sempre planejar sua visita de supervisão com antecedência para não esquecer exatamente aquelas atividades criticas a operação.

supervisor2

Como usar isto?

Antes de iniciar qualquer visita de supervisão determine as atividades que serão observadas e garanta que todas as informações sobre estas atividades foram coletadas com precisão. Um plano de visita eficiente deve conter:

Atividades criticas e vitais para operação: São atividades tão importantes que o negócio não anda sem elas e devem ser observadas em todas as visitas de supervisão. Para saber quais são estas atividades, relacione:

Quais atividades são indispensáveis ao sucesso do nosso negócio?

Quais atividades são recém implantadas?

Quais atividades são mais difíceis para a equipe de funcionários?

Quais atividades mostram a interação com os clientes, o nível de serviço e qualidade oferecida pela equipe?

Quais atividades causam mais problemas para a equipe?

Atividades menos relevantes: São atividades que podem ser supervisionadas com menos frequência e não causam impacto direto a operação.

Atividades de Suporte: São atividades que devem ser verificadas em todas as visitas, por exemplo, folha de ponto, escala de revezamento, relatórios de venda, registro de ocorrências, níveis de estoque, auditorias financeiras. Estas são tarefas que devem ter atenção em todas as visitas de supervisão.

supervisor5

Guia de Supervisão: Todo Supervisor deve ter um guia ou uma lista de perguntas e tópicos que devem ser cobertos em suas visitas. Também útil é ter uma relação de indicadores de comparação de resultados e desempenho para constatação do nível de serviço de cada unidade.

Gostou? ajude a divulgar no facebook, twitter e google+