domingo, 15 de julho de 2012

VOCÊ SABE QUEM CRIOU O E-MAIL?

letter11Qual foi a última vez que você pegou um papel e uma caneta para escrever uma carta, envelopa-la e despacha-la pelo correio? Provavelmente há tanto tempo que você nem lembra mais. O culpado por isso chama-se Ray Tomlinson.

O engenheiro de computação Ray Tomlinson inventou o e-mail no longínquo ano de 1971 no meio de um turbilhão de invenções que a empresa em que trabalhava na época, ARPAnet lançou naquele ano. Saiba mais sobre a ARPAnet Sem duvida o e-mail, que significa “eletronic mail” o que em bom português seria “correio eletrônico” foi a mais inovativa e fantástica invenção de todas. A simplicidade e a facilidade de enviar uma mensagem para outra pessoa através de uma rede de computadores mudou definitivamente nossa comunicação pessoal e empresarial.

O PRIMEIRO PROTOCOLO DE TRANSFERENCIA DE E-MAIL

ray-tomlinson-first-email-at-sign_largeRay Tomlinson estava trabalhando e testando um programa que ele havia desenvolvido chamado SNDMSG programa este que os desenvolvedores e programadores da ARPAnet estavam usando para trocar mensagens entre si. Este programa permitia apenas que um usuário deixa-se uma mensagem para outro na mesma maquina em que ambos trabalhavam. Tomlinson adaptou um protocolo de transferência de arquivos chamado CYPNET que permitia ao SNDMSG enviar e receber mensagens de qualquer computador ligado a rede da ARPAnet.

O SIMBOLO @

ARROBARoy Tomlinson escolheu o símbolo @ para identificar os usuários da rede para que todos pudessem saber quem enviava as mensagens. O uso do símbolo @ entre o nome do usuário e o nome de seu computador que é usado até hoje.

O PRIMEIRO E-MAIL

internet-at-40-cyberia-001O primeiro e-mail foi enviado entre dois computadores localizados um ao lado do outro na mesma mesa de trabalho mas que estavam conectados através da rede interna da ARPAnet. O texto do primeiro e-mail foi “QWERTYUIOP”.

0003adef

Ray Tomlinson é conhecido como o inventor do e-mail, embora na época ninguém havia lhe solicitado o mais remotamente possível por esta ferramenta que mudou e nos ajuda em nossa vida atualmente.

Seria muito complicado viver sem e-mail, não é?