domingo, 1 de julho de 2012

Você planeja o seu dia? Só os cães correm atrás do próprio rabo.

 

Não corra atrás do próprio rabo

Você planeja o seu dia? Não? Então está na hora de começar

A maioria das pessoas que ficam a espera dos acontecimentos para poder agir assemelham-se aos cães que correm atrás do próprio rabo, correm pra caramba, gastam uma quantidade enorme de energia e no final não conseguem fazer grandes coisas. Quem só vive de resolver os problemas a medida que estes vão ocorrendo deveria pensar seriamente em mudar de emprego, bombeiro é uma boa pedida para quem se especializa em apagar incêndios.

Quem é gente que faz, tem um sistema de planejamento que ajuda a fazer

Normalmente as pessoas que não planejam o seu dia, não o fazem por três razões simples:

  1. Não têm ou não usam um sistema de planejamento diário.
  2. Não estão habituados a separar entre 5 e 10 minutos ininterruptos em uma determinada hora do dia para planejar o seu dia.
  3. Não escrevem seu plano e sua lista de tarefas, confiam em sua memoria infalível para isso.

FATO: Quem dedica entre 5 e 10 minutos diários para planejar o seu dia aumenta sua produtividade acima de 20%.

GARANTIDO: Pratique este novo hábito por 21 dias seguidos e garanto que os resultados começarão a acontecer, não importa que tipo de profissional você seja ou que tipo de cargo ocupa atualmente, planejamento é para todos.

article-2062294-0ED1E39F00000578-465_634x632

REGRINHA BÁSICA PARA O BOM PLANEJAMENTO DIÁRIO

Não é necessário planejar cada minuto do seu dia, planeje suas tarefas, reuniões, telefonemas e atividades em torno de 50% do seu tempo, desta forma você terá tempo sobrando para emergências e solicitações não planejadas por outros.

Quando surgir tempo livre em seu plano, dedique-o as tarefas rotineiras de seu trabalho, como ler e-mails por exemplo. Mas antes pergunte-se: “Qual é a coisa mais importante a fazer com meu tempo agora mesmo?” e faça as coisas mais importantes primeiro.

OBRIGAÇÕES PRIMEIRO, PRAZERES DEPOIS.

Hora de trabalhar, trabalhar, os colegas sempre tem algo novo para contar ou sempre há um e-mail com “coisas” para tomar o seu tempo, nestes casos pense em quem paga seu salário e volte ao trabalho.

DICAS  PARA O PLANEJAMENTO DIÁRIO.

  1. Estabeleça um sistema para gerenciar os eventos de sua vida
  2. Aprenda a usar este sistema diariamente
  3. Separe entre 5 e 10 minutos diários ininterruptos para planejar o seu dia
  4. Com base na regra número três acima, dedique-se durante os próximos 21 dias a planejar e escrever seu planejamento e suas tarefas diárias.
  5. Se há algo para fazer que necessita de sua atenção e dedicação pessoal, ESCREVA na sua lista, não confie na sua cabeça e na sua memória.
  6. Pense em ler ou estudar sobre métodos que lhe ajudem a aumentar a sua produtividade, peça ajuda, ninguém nasce sabendo.

SEJA GENTE QUE FAZ!