terça-feira, 17 de julho de 2012

Por que saber se comunicar é tão importante

O PROPÓSITO DA COMUNICAÇÃO

communication1O propósito da comunicação é enviar de forma clara, precisa e direta uma mensagem que será entendida pelas outras pessoas exatamente da forma que você queria dizer. Para que isso aconteça os dois lados, tanto o emissor quanto o receptor devem se esforçar para entender o que um quis dizer e o que o outro entendeu. Este é um processo que frequentemente causa confusões, perda de tempo e um tremendo esforço para consertar as coisas.

O fato é que uma comunicação só é bem sucedida quando ambos, o emissor e o receptor obtém o mesmo resultado e a mesma informação de uma mensagem.

O OBJETIVO FINAL DA COMUNICAÇÃO EFETIVA

comunication2Saber escrever ou falar a sua mensagem de forma clara e precisa e fazer com seus pensamentos e ideias saiam da sua cabeça e sejam efetivamente entendidos é o objetivo final de qualquer comunicação. A falha neste processo pode lhe colocar em uma posição totalmente diferente daquilo que você defende e de quem você é de fato, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Em recentes pesquisas efetuadas em grandes empresas com mais de dez mil funcionários ficou claro que a habilidade de se comunicar tanto por escrito ou oralmente é tão importante quanto a habilidade de trabalhar em equipe e é um dos principais fatores de sucessos de indivíduos bem sucedidos.

Apesar disso inúmeras pessoas tem uma tremenda dificuldade de se comunicar seja por escrito ou oralmente. Esta inabilidade faz com que seja quase impossível a estas pessoas evoluírem em suas carreiras e até em suas vidas pessoais.

SAIBA MEDIR O IMPACTO DE SUA MENSAGEM

comunication3Fazer com que sua mensagem chegue claramente aos outros é a rota do progresso em sua vida. Para isso é necessário o entendimento do que você quer dizer, do conhecimento das pessoas que vão ler ou ouvir e como elas perceberão o seu contexto. É importante também saber medir o impacto de sua mensagem considerando o meio social e cultural onde ela irá circular.

As barreiras da comunicação existem e aparecem de todos os lados e na maioria dos casos é causada por má elaboração da mensagem, falta de entendimento do que se quer transmitir, falta de conhecimento dos diversos tipos de receptores. Para se tornar um comunicador efetivo é ultra importante saber para quem falar, o que falar e quando falar.

PENSE MIL VEZES

comunication4Pense mil vezes para não ter que corrigir nenhuma. As consequências de uma mensagem mal entendida são infindáveis e se espalham a velocidade da luz.

Pense nisso a próxima vez que falar ou escrever algo.