sábado, 14 de julho de 2012

Por que as Rotinas atrapalham suas vendas

 

Por que as Rotinas atrapalham suas vendas.


Não sei se você se dá conta, mas você é uma criatura cheia de hábitos. A menos que você seja de outro planeta, você provavelmente desperta todos os dias exatamente na mesma hora, segue a mesma rotina para levantar e se preparar para sair e começar o dia. Se encaminha da mesma forma e na mesma rota em direção ao trabalho, faz as mesmas coisas da hora que chega a hora que termina o seu horário de trabalho ou de sua escola e aí toma o mesmo caminho de volta para casa no final do dia.

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Você é um escravo das suas rotinas

Uma vez em casa, você provavelmente jantará, assistirá a televisão ou lerá o jornal e continuará com a mesma rotina até a hora de ir para a cama e dormir, acertará o alarme do relógio para o mesmo horário de despertar e no dia seguinte iniciará todo este ciclo novamente.

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Como o Windows, nós também somos multitarefas

Não me entenda mal, rotinas e hábitos saudáveis são coisas boas. Elas nos ajudam a aumentar a nossa produtividade. Elas nos permitem ser como o , e fazem-nos sentir confortáveis, seguros e confiantes. E reduzem o stress também. E mais, quando desenvolvemos uma rotina perfeita ela também nos ajuda a vender mais. Contudo, a contra partida é que as rotinas são difíceis, muito difíceis de serem alteradas.

Nosso cérebro é um piloto automático


Quando você se acostuma a um programa especifico para sua vida, você não colabora com você mesmo em fazer alterações nele. Por exemplo, se você chega à loja todo dia as 8:30 da manhã e um dia aquele seu cliente especial lhe solicita que encontre com ele na loja as 8:00, trinta minutos antes, existe uma chance enorme de você esquecer este acordo, esta novidade, tão rápido quanto prometeu ao cliente que estaria na loja as 8:00 em ponto para espera-lo.

Mas, o que isso tudo tem a ver com as vendas?


Como um bom profissional de vendas você deve reconhecer que a rotina o impede de atingir e realizar todo o seu potencial. Mas, se você persistir, aprender e incorporar esta nova técnica em sua tática de vendas ela também se incorporará em sua “nova” rotina, isto é o que existe de grande no espírito humano, nós somos “ultra-adaptáveis”. Os grandes vendedores, aqueles de maior sucesso sabem que mudanças na rotina são desconfortáveis, mas eles também sabem que as mudanças podem rapidamente ser assimiladas e tornarem-se confortáveis se trabalhadas o tempo suficiente para fazer parte da sua “nova” rotina.

é muito difícil aceitar mudanças, mesmo que estas sejam para melhorar

É certamente desafiador mudar a sua posição na loja, a sua atitude em relação aos clientes, o seu comportamento e a sua compreensão sobre a meta se você se forçar a fazer as coisas de forma diferente para falar com mais pessoas e vender mais. Quando você tem hábitos arraigados em se aproximar, falar e vender para seus clientes é muito difícil aceitar mudanças, mesmo que estas sejam para melhorar o seu desempenho. Eu vejo isso toda vez que temos que alterar algum comportamento nas lojas relativo às vendas. As pessoas até compreendem um novo conceito voltado a vender mais, mas na hora de implementar para valer, encontram dificuldades em aceitar estes mesmos conceitos. Esta é a razão por que muitos treinamentos de vendas são excelentes na sala de aula, mas não funcionam na prática. Ninguém muda rotina, hábitos e comportamento imediatamente.

Qual é o segredo então?


O segredo é manter a mente aberta ao novo conceito e continuar persistindo nele até que se torne parte de sua rotina. Na maioria das vezes o desconforto só passará depois que toda a frustração e raiva provocada pela mudança sejam superadas tão logo o novo conceito for assimilado e sua eficácia constatada.

Lembre-se que quando você começa aprender uma jogada nova no futebol, ou uma forma diferente de fazer algo que você gosta ou até um novo hobby você experimenta estes mesmos sentimentos, raiva, frustração e alegria.

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você se sente como o maior “abordador” de clientes do universo

Muitos vendedores não conseguem abordar os clientes de forma eficiente apenas por que não abordam a quantidade de clientes necessária para fazer do novo “hábito” uma rotina e começar a colher os resultados deste novo comportamento. No inicio você não se sente bem, sua voz não soa natural, seus movimentos não parecem apropriados, mas ao persistir por um bom tempo, de repente você nota que esta nova habilidade flui naturalmente e o sentimento de felicidade e de realização inunda sua alma e você se sente como o maior “abordador” de clientes do universo simplesmente por que o novo processo se incorporou a sua rotina.

Meus amigos, as são poderosas, entretanto, para se conseguir o máximo delas, você deve mudá-las de vez em quando.

Música antiga dos beatles de 1966 falando sobre rotina de vida

Sucesso a todos nas novas rotinas.