sábado, 7 de julho de 2012

LibreOffice - UMA ALTERNATIVA AO MICROSOFT OFFICE

LibreOfficeLogo

LibreOffice - UMA ALTERNATIVA AO MICROSOFT OFFICE

Eu tenho uma planilha em Excel gigante com mais de 400 mil linhas, esta planilha está interligada com diversas outras onde seus dados são trabalhados e transformam-se em inúmeros cálculos, gráficos e etc-eteras. Ocorre que esta planilha gigante tem me tomado um tempão para abrir, atualizar, recalcular e outras rotinas internas do Excel. Até que me considero um usuário avançado em Excel, mas confesso que estou tomando uma boa surra com este gigante de 400 mil linhas.

O EXCEL NÃO É UM BANCO DE DADOS

Tenho certeza que o Excel não é um banco de dados, e usá-lo com este proposito acarreta alguma dores de cabeça. Por esta razão, resolvi exportar a minha planilha gigante para uma base de dados em Access. Pronto, acabaram os problemas, vinculei os dados que preciso em consultas que criam tabelas diretamente em planilhas Excel o que acelerou muito o meu trabalho me deixando muito mais tempo para analisar os dados ao invés de perdê-lo em montar os dados propriamente.

SOLUÇÃO CRIADA, PROBLEMA NOVO CRIADO

Tudo estaria perfeito não fosse um pequeno problema, eu trabalho com três computadores diferentes com meus arquivos principais guardados na nuvem em uma conta do Dropbox. Eu não tenho três licenças para o Access, apenas uma que instalei e uso no meu laptop do trabalho. Ocorre que quando trabalho em casa, uso meu desktop e quando viajo uso um outro laptop mais leve e rápido que o do trabalho que é grande e pesado para carregar. A razão para esta logística é não ter que montar e desmontar meu laptop em casa e no trabalho. Ter os arquivos principais do trabalho na nuvem facilita muito além de ter um backup automático destes arquivos importantes.

É FUÇANDO QUE AGENTE DESCOBRE AS ALTERNATIVAS E SOLUÇÕES

Garimpando no Google, encontrei uma alternativa ao Access dentro do aplicativo gratuito chamado LibreOffice (antigo BrOffice). Um banco de dados similar ao Access que me oferece as mesmas opções de manter os meus 400 mil registros e a facilidade de poder consultá-los e extrai-los para o Excel ou para uma planilha dentro do mesmo LibreOffice. O melhor de tudo isso é que o LibreOffice é totalmente grátis e pode ser instalado em todas as minhas maquinas.

Libre-Office-2[12]

LIBREOFFICE – PROBLEMA RESOLVIDO.

Este aplicativo é completo e existe muito material na net sobre ele. Escolhi este site, pt-br LibreOffice , por ser o mais completo e com todas as opções de download dentro dele. Se você procura uma alternativa “for free” e ”não pirata” ao Microsoft Office, tente o LibreOffice que você vai gostar. Escrevi este texto usando o LibreOffice Writer que tem corretor ortográfico em português brasileiro e não deve nada ao Microsoft Word.

Para saber mais, visite este blog

Se quiser saber por que este trabalhão todo leia aqui minhas razões

Bom trabalho, boa diversão e sucesso!