segunda-feira, 16 de julho de 2012

COISAS QUE “MATAM” SUA PRODUTIVIDADE

interruption3Trabalhadores de escritórios são interrompidos em média cinquenta vezes em um dia normal de trabalho das quais mais de setenta por cento destas interrupções nada tem a ver com trabalho.

DISTRAÇÕES E INTERRUPÇÕES “MATAM” A PRODUTIVIDADE

interruption1Distrações e interrupções literalmente matam a produtividade pessoal de qualquer um e nós nem ao menos nos percebemos disso. Estudos intensivos mostram que se estivermos trabalhando em algo importante e formos distraídos ou interrompidos nosso cérebro leva cerca de vinte minutos para voltar ao estado em que estava antes de sermos interrompidos.

Faça as contas, se formos interrompidos ou sofrermos distrações a cada vinte minutos o que acontece em certos ambientes, nós nunca conseguiremos fazer nada do que nos propomos ou precisamos fazer no tempo correto.

DUAS DICAS PARA MANTER-SE PRODUTIVO E FOCADO

interruption41- Organize seu espaço de trabalho de forma a dificultar ao máximo as distrações e interrupções. Você não pode contar apenas com a motivação para se manter em um estado de produção plena, normalmente a motivação serve como impulso inicial, mas ao longo do dia é insustentável manter o mesmo ritmo. Para isso é necessário estabelecer um sistema e uma rotina própria de trabalho. Mantenha seu celular no silencioso, tenha hora certa para ler e responder e-mails e mantenha-se longe da internet durante o expediente normal de trabalho.

2- Trabalhe concentrado por um tempo sem permitir-se nenhum tipo de distração. mantenha a concentração, atenção e foco em um único projeto por no mínimo duas horas seguidas sem interrupções ou distrações, o ideal é um meio expediente inteiro de quatro horas ou até mesmo o dia inteiro. Isso fará sua produtividade render ao máximo.

INTERRUPÇÕES NEM SEMPRE PODEM SER EVITADAS, MAS…

interruption2lembre-se interrupções não podem sempre ser evitadas, mas quando isso acontecer, anote a causa, por exemplo “telefonar para o João” ou “concluir a leitura do relatório do José” e volte ao trabalho. Não permita que você mesmo seja a causa da interrupção ou distração dedicando atenção a algo que pode esperar para outro momento.

Escreva em um caderno ou agenda todas as interrupções e distrações que o “arrancaram” do trabalho, depois leia e veja o quanto de seu tempo e do dinheiro do patrão foi desperdiçado.