terça-feira, 21 de junho de 2011

Ciclo Básico de Resolução de Problemas

solutionsEsta semana os Gerentes Regionais de Fortaleza e eu fizemos um pequeno work shop para debater a identificação e solução de problemas, como este assunto interessa a todos, resolvi publicar aqui no blog, não tenho a pretensão de cobrir este assunto na integra, apenas de dar um pouco de subsídio e informações básicas para auxiliar o gestor na identificação e busca de solução de problemas.

CICLO BÁSICO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Tipos de abrangência e responsabilidade

 

VENDA – Controle, planejamento e estratégia (ação)

PESSOAS – Gestão e desenvolvimento

INSTALAÇÕES & EQUIPAMENTOS – Manutenção (Corretiva e preventiva)

ADMINISTRAÇÃO – Documentação e processos

 

Definições dos Problemas e sua abrangência por tipo.

VENDA

Controle

São problemas de controle aqueles que impactam os resultados de venda e realização de metas, ticket médio, movimentação de mercadorias, análise de vendas (o que vende e o que não vende), inventário e indisponível.

Planejamento

Os problemas de planejamento abrangem o que vou vender, o que vou fazer,  com quem vou fazer,  para quem vou vender, quais recursos vou utilizar e quanto vou poder investir.

Estratégia

Problemas de estratégia atingem meu plano e como vou transformar este plano em realidade.

PESSOAS

Gestão

Problemas com gestão de pessoal é CLT pura, produtividade, substituição e adequação de quadro.

Desenvolvimento

Problemas envolvendo o desenvolvimento de pessoas referem-se a falta ou inadequação de ferramentas para treinar, ensinar, educar e motivar a equipe a fazer o que precisa ser feito e a evoluir em suas carreiras.

INSTALAÇÕES & EQUIPAMENTOS

Problemas de Manutenção envolvem cuidados com as ferramentas geradoras de venda e do conforto de funcionários e clientes, geralmente são graves e se tornarão grandes problemas se relegados, postergados e subestimados.

ADMINISTRAÇÃO

Todo negócio gera e depende de burocracia, problemas administrativos são ligados a emissão, solicitação, renovação e manutenção de documentação necessária a operação do negócio. Mantê-los em ordem, arquivados e atualizados é uma daquelas prioridades que devem ser observadas e não negligenciadas.

Estes problemas muitas vezes são causados por falta de respeito e atenção  aos processos, normas e procedimentos da empresa e do governo e de seus órgãos.

 É difícil planejar o próprio trabalho quando pipocam incêndios a torto e a direito bem na sua frente.

Entretanto, depois de debelada a urgência, urgentíssima, é vital avaliar cada problema para identificar quais as causas e os prejuízos consequentes. Para isso, saber fazer as perguntas certas é mais importante do que sair correndo para resolver o que aparentemente irá solucionar definitivamente o foco do incêndio.

 

Perguntas que facilitam a solução, ou a criação de mais problemas:

 

1)      Quem ou o que gerou o problema?

2)      É um problema envolvendo pessoas, processos ou equipamentos e instalações?

3)      É um problema novo ou recorrente?

4)      A solução depende só de mim ou tem mais gente envolvida?

5)      Que prejuízos à persistência deste problema acarretará daqui para frente até a sua solução?

 

Após a solução ou a identificação do caminho para esta, sejam relacionados, será necessário um relatório e um Plano de Ação para atacar as fontes e matar as causas no nascedouro. Estes são assuntos para os próximos posts.

 

Comentários e sugestões são bem-vindos

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