segunda-feira, 23 de maio de 2011

Diferença entre Liderar e Gerenciar

lider (2)A diferença entre liderar e gerenciar, ser líder ou gerente, é bem antiga e com frequência nos é dirigida. Creio que este debate é útil a medida que nos ajuda a entender mais sobre liderança e sobre nosso próprio comportamento. Somos realmente bons lideres? Afinal qual é a diferença entre ser Líder e ser Gerente?

“Existe uma profunda diferença entre liderar e gerenciar, e as duas definições são muito importantes. Gerenciar significa assumir a responsabilidade e fazer acontecer. Liderar é mostrar a direção, guiar, influenciar e formar opiniões. A distinção entre as duas funções é fundamental” – Warren Beanis. Ele que foi pioneiro no estudo da liderança, escreveu em seu livro “On becoming a leader” a lista abaixo:

O gerente administra, o líder inova.
O gerente é uma cópia, o líder é um original.
O gerente mantém, o líder desenvolve.
O gerente se concentra em sistemas e estrutura; o líder se concentra nas pessoas.
O gerente depende de controle, o líder inspira confiança.
O gerente aceita a realidade, o líder a investiga.
O gerente tem uma visão de curto prazo, o líder tem uma perspectiva de longo prazo.
O chefe pergunta como e quando, o líder pergunta o quê e porquê.
O administrador tem o seu olho sempre na linha de fundo, o líder tem seu olho no horizonte.
O gerente imita, o líder se origina.
O gerente aceita o status quo, o líder desafia.
O gerente é o clássico bom soldado, o líder é a sua própria pessoa.
O gerente faz as coisas certas, o líder faz a coisa certa.

lider (1)Esta lista é bem completa e deve ser usada como um espécie de check-list do nosso próprio comportamento, estou fazendo mais as tarefas da direita ou da esquerda?

De qualquer forma, o que é realmente importante é que tanto liderar quanto gerenciar são fatores vitais para qualquer pessoa que lida com outras pessoas. Ter uma forte liderança e um gerenciamento fraco é até pior do que o contrario na maioria dos processos das empresas.

Gerenciar é lidar com a complexidade das coisas, sem um bom gerenciamento as coisas tendem a ficar caóticas. Já liderar é lidar com mudanças, para garantir a mudança dos processos e comportamentos é vital a presença e o direcionamento de um bom líder.

As empresas gerem a complexidade planejando, organizando, alocando recursos e resolvendo problemas. Por outro lado levar uma organização a uma mudança bem feita requer direcionamento, visão de futuro e motivação de pessoas a continuar fazendo a coisa certa. E para isso a presença de um bom lider é fundamental.

LIDER, GERENTE E DESENVOLVEDOR

liderNa verdade todos nós devemos ter não só estas duas características, gerenciamento e liderança, mas devemos acrescentar a característica de Desenvolvedor para sermos completos.

Para definir estas características de forma bem singela, eu diria que:

GERENCIAR é comandar, controlar, medir e resolver

LIDERAR é vender a ideia, definir o que fazer, mostrar o caminho e motivar.

DESENVOLVER é treinar, preparar e fazer as pessoas darem o melhor de si.

No fim das contas precisamos ser bons lideres em primeiro lugar e bons gerentes em segundo. Primeiro mostramos os quês e os porquês, para depois cobrar os comos e os ondes.

warren-bennis

Para saber mais sobre Warren Bennis consulte http://www.ocoruja.com/index.php/2009/warren-bennis/