quinta-feira, 28 de abril de 2011

TOMAR DECISÕES, É DIFÍCIL OU FÁCIL?

decision1Acredite, tomar decisões pode ser tão fácil quanto saber se devemos dobrar a direita ou esquerda ao sair da garagem com nosso carro em uma rua de mão única. O risco de levar uma multa ou causar um acidente nos subsidia o suficiente para uma decisão como esta.

Entretanto, nem todas as decisões são tão simples e fáceis. As coisas não são sempre preto no branco. Decisões como “Que carreira devo seguir?” ou “Com quem devo casar?” são bem mais difíceis de tomar e tomar a decisão correta é crucial para sua vida e sua felicidade.

Como tomar decisões difíceis e mais complicadas?

Eu descobri com a experiência que ter o tempo suficiente para juntar todas as informações e ter uma ideia geral do problema amplia muito a perspectiva em situações como estas.

decisionAs respostas não aparecem do nada, você deve gastar um pouco de tempo e de massa cinzenta, refletindo pensando no assunto para começar a enxergar uma luzinha no final do túnel. Decisões difíceis requerem mais tempo por terem consequências mais sérias que podem influenciar toda a sua vida futura. Eu uso estas seis estratégias, listadas abaixo, que me ajudam no processo de decidir as coisas mais difíceis em minha vida:

1) Pare e olhe a fotografia toda. Um dos fatores chave para decisões acertadas é ter uma perspectiva abrangente do problema, pense em todas as circunstancias de levar a decisão a frente. Procure enxergar se esta decisão pode ainda lhe afetar daqui a um ano ou mais, se não, talvez não seja uma decisão tão importante assim. Se as consequências não lhe parecem tão ruins, relaxe e vá em frente, você sempre poderá voltar atrás em sua decisão. Uma forma pratica de enxergar o problema como um todo é escrevê-lo e detalha-lo, o ato de escrever lhe organiza as ideias e torna o processo decisório bem mais fácil.

2) O que pode acontecer de melhor? Liste toda as vantagens de tomar uma decisão pensando só nos aspectos positivos do problema. pergunte-se: “O que de melhor pode acontecer caso eu faça desta maneira”. Pode listar, Não fazer nada, como um alternativa também. Fazendo isso você saberá tudo de bom que uma determinada decisão pode lhe trazer o que já é meio caminho andado.

3)Que M… que pode acontecer? Tomar decisões acertadas envolve cálculo de riscos e consequências, no passo anterior você listou tudo de bom no reino cor de rosa, agora é a hora de pensar no pior, ou seja, que M… vai acontecer se eu fizer isso. Qual é a pior consequência que acontecerá caso tudo dê errado? procurar as alternativas que envolvem as melhores recompensas e os menores riscos normalmente são as melhores escolhas.

4) Coragem homem! Avaliar o problema e as oportunidades é maravilhoso quando se tem tempo para isso. As vezes entretanto, a decisão tem que ser tomada ali, na lata. Principalmente se houver uma data fixa e inadiável para a tomada de decisão. Nestes casos não dá muito pra pesar os prós e os contras com calma. Pisar na bola eventualmente por uma decisão errada é melhor do que não fazer nada e ver uma oportunidade de ouro se perder. A vida também é feita de erros.

oportunidades

5) Compromisso é compromisso! Uma vez tomada a decisão honre seu compromisso e vá até o fundo. Um compromisso não aceito interiormente é o inimigo mortal de suas decisões. Agarre sua decisão com unhas e dentes e entregue-se de corpo e alma para completa-la. Se não fizer isso, se não tiver persistência, provavelmente não terá sucesso em sua escolha.

6)Monte um time de apoio. Convide pessoas para dar opiniões e ajudá-lo na decisão. Principalmente se for uma decisão daquelas que causarão impacto em sua vida daqui pra frente. Pais, parentes e amigos podem ser bons conselheiros. Estas pessoas podem lhe abrir o olho para armadilhas e detalhes que o seu entusiasmo não o deixam enxergar. Na maioria das vezes você também precisará de ajuda, seja financeira, espiritual ou motivacional para dar suporte a sua escolha. procure escolher pessoas que tenham experiência de vida suficiente para ajudá-lo.

IMPORTANTISSIMO: Não existe respostas 100% seguras para nenhuma decisão difícil que você tenha que tomar na sua vida. estas dicas servem apenas para auxiliar na seleção de suas melhores alternativas e chegar a sua melhor conclusão em qual caminho seguir.

Boa Sorte!

more_opportunities_are_lost_to_indecision_tshirt-p235466703145446909q91g_400

“Perdemos mais oportunidades por indecisão do que por escolhas mal feitas”