terça-feira, 12 de abril de 2011

Quem lê, deve compreender o que lê.

lerEentenderCompreender o que se lê é muito mais importante na vida adulta do que no tempo da escola. Quem lê ficção, especialmente os clássicos, deve compreender e interpretar o que se lê. Quem lê um manual técnico deve ter habilidade de entender o texto e seguir as instruções. Quem lê normas e procedimentos do trabalho, por exemplo, deve entender o texto de forma a saber o que pode ou não pode ser feito e tomar boas decisões. Neste texto apresento alguns passos para ajudar o processo de entendimento da leitura.

Independente do tipo de texto que lemos, é importante que tenhamos total visão do que estamos lendo, seja um livro, revista, caderno ou texto eletrônico. Um dos requisitos básicos da boa leitura é dispor de uma iluminação adequada. A luz deve ser direcionada diretamente e atrás da cabeça.

write-web-copy-your-customers-will-love-reading1A próxima ferramenta, para quem precisa, é um óculos bom, com armação confortável e lentes bem feitas com no máximo dois anos de prescritas. Nunca deixe seus óculos envelhecerem mais que dois anos sob pena de não enxergar mais o que está lendo. O ideal é ir ao oculista todos os anos. Quem não precisa de óculos de leitura, deve agradecer a Deus e cuidar bem dos seus olhos

Se você é uma pessoa normal, provavelmente sua TV ou player de músicas deve estar ligado enquanto lê, se não, sua esposa, marido, filhos ou até o cachorro estão produzindo ruídos em sua volta. Desligue a TV ou o player e vá para um lugar quieto para ler. Muitas pessoas dizem que conseguem ler com qualquer tipo de barulho em sua volta, pode ser, mas certamente não conseguirão entender o texto corretamente.

no-tvO barulho da TV ou do telefone, por exemplo, não só torna a leitura mais difícil, como também nos faz divagar e perder a concentração. Isto faz com que o entendimento do texto seja mais complicado. Quantas vezes você teve que voltar a ler uma ou mais páginas para pegar o fio da história novamente?

Pode parecer uma bobagem, mas, para entender melhor o que se lê, é bom ter uma caneta e um caderno a mão. Isto é particularmente importante quando estudamos e lemos textos complexos e de difícil compreensão. Fazer anotações nos ajuda a memorizar e entender melhor os conceitos do que estamos lendo. Eu gosto de fazer anotações diretwritingamente nas páginas dos livros ou revistas que leio. Se o material que está lendo não é seu, é melhor fazer as anotações em um caderno.

Outro fator importante, que pode parecer antiquado, é manter um dicionário ao lado. Se a leitura é on-line, use um dicionário on-line. ENTRETANTO, ler na tela do computador pode não ser muito produtivo, os “desviadores de atenção” são inúmeros. Estudos comprovam que pegar, tocar e sentir o material de leitura ajuda a reter a atenção e aumenta a capacidade de compreensão.

Não importa o quanto o seu vocabulário seja bom e abrangente, é certo que existam palavras que você não conhece ou que não entende o significado. Para entender melhor o que lê, use um dicionário toda vez que se deparar com uma palavra desconhecida. Isto além de enriquecer o seu vocabulário, aumentará muito a sua capacidade de compreensão.

dicionario aurelioUm ultimo passo para melhorar o processo de leitura e entendimento é ler em voz alta. Você pode ler em voz alta para você mesmo ou para algum parceiro de estudo ou de grupo de leitura. Embora muitas pessoas achem que deve-se ler apenas com os olhos, o que devemos fazer, principalmente em ambientes públicos, o processo de ouvir a própria voz, de tocar nas paginas e segurar o livro ou revista aumenta muito a absorção do texto.

Seguindo estas pequenas dicas, tenho certeza que a sua leitura se tornará mais proveitosa e prazerosa.