sábado, 12 de março de 2011

Como criar satisfação no trabalho


Como aproveitar o melhor do seu trabalho.

A chave para a satisfação no trabalho é a sua atitude.
"Encontre um trabalho que você gosta e ganhe mais cinco dias a cada semana do ano."
H. Jackson Brown, Jr.
http://pt.wikipedia.org/wiki/H._Jackson_Brown

Para muitos de nós, a idéia de ter um trabalho que é verdadeiramente satisfatório, que é bacana de fazer, do tipo que nem parece trabalho, é pura fantasia.

pele-1958É claro, que jogadores de futebol, cantores e atores parecem ter um trabalho fácil, que gostam de fazer e ainda serem pagos por isso.

Mas será que existe realmente alguém por ai, que sonha em sentar em uma mesa cheia de papel, ou a frente de um computador, ou vendendo produtos, serviços e trabalhar pesado para resolver os problemas das outras pessoas?

roberto-carlosSonhar com o trabalho perfeito e uma carreira maravilhosa onde tudo de bom acontece é uma coisa, a realidade prática é muitas vezes outra. Quando estas coisas coincidem, uau! seja feliz e aproveite a oportunidade!

Felizmente, para nós as pessoas normais, ou a grande maioria das pessoas, é bom saber que é possível obter satisfação no trabalho que fazemos atualmente.

A satisfação no trabalho não significa só ganhar muito dinheiro ou fazer do seu hobby o seu meio de vida. Nós podemos encontrar satisfação no trabalho e nos lugares mais inesperados ...

eu amo meu trabalhoO segredo da satisfação no trabalho está na nossa atitude e expectativas, está mais ligado a como executamos nosso trabalho e nossas obrigações diárias. Não importa onde trabalhamos, seja em uma fazenda, numa linha de produção, em um escritório, em uma loja ou em um campo de futebol, o segredo é entender os principais ingredientes desta receita única que é a satisfação no trabalho.

Identificando os gatilhos de satisfação

Há basicamente três abordagens para o trabalho: É um trabalho, É uma carreira, ou uma paixão? Dependendo do tipo de trabalho que fazemos neste momento de nossas vidas, as coisas que nos dão satisfação podem variar.

Se trabalhamos em um emprego, o cargo e o salário provavelmente nos cativarão mais do que qualquer outra coisa, e terão impacto decisivo em se devemos ficar aqui mesmo ou ir embora.

Se trabalhamos em uma carreira, estamos sempre olhando para as promoções e oportunidades de desenvolvimento desta carreira. A nossa satisfação geral é normalmente ligada ao status, poder ou posição na hierarquia.

Se trabalhamos em uma paixão, a obra em si é o fator que determina a nossa satisfação, independentemente do dinheiro, prestígio ou poder.

show_bigObviamente, estas opiniões são generalizações e você provavelmente vai achar que a satisfação no trabalho tem mais de uma abordagem. Estar ciente do tipo de trabalho que fazemos e as coisas que precisamos para termos satisfação nele, vai nos ajudar a identificar e ajustar nossas expectativas de satisfação e de conformidade.

Construindo a satisfação no trabalho

Depois que identificamos a mistura de status, poder ou prazer intrínseco que queremos ter em nosso trabalho para nos sentirmos satisfeitos, precisaremos trabalhar em sete "ingredientes" para um trabalho satisfatório.

Estes ingredientes são:
Auto-conhecimento
Desafio
Variedade
Atitude positiva
Conhecer nossas opções
Estilo de vida equilibrado
Um senso de propósito

pile-of-paperO trabalho desempenha um papel importante em nossas vidas. Em nossa busca pela felicidade e realização. Termos satisfação no trabalho é importante. Quando estamos insatisfeitos com nosso trabalho, isso tende a ter uma influência na nossa perspectiva global de vida.

Mesmo não estando na carreira de nossos sonhos no momento, ainda é nossa responsabilidade garantir que o que fazemos é satisfatório para nós.

Conhecendo os principais elementos que trarão satisfação no trabalho, teremos o controle e poderemos fazer as mudanças que precisamos para nos sentirmos realmente satisfeitos e motivados com o que fazemos.