terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como não procrastinar, efetivamente!

CALVIN TRADUZIDOO ano novo já começou, em uma velocidade incrível, apesar de cada dia ainda ter 24 horas, a impressão que tenho é que tem apenas 12 horas se não menos. A medida que os dias do novo ano vão avançando, aquele charmezinho de coisa nova vai se dissipando e todas aquelas coisas que planejamos para “O ano novo vai ser diferente” vão ficando mais comuns e mais rotineiras. ESTE É O PERIGO de planejar a vida com uma data de validade. Alias, diga-se de passagem que a única data de validade que temos é totalmente desconhecida, graças a Deus!
O maior inimigo do planejamento é a PROCRASTINAÇÃO, você sabe o que é né? Mas não custa nada relembrar: PROCRASTINAR é evitar fazer as coisas que precisam ser feitas ou deixar as coisas sem fazer o máximo de tempo possível. Caiu a ficha? É trágico não? Mas como tudo na vida, para isso também existe solução, TRABALHAR. É por isso inclusive que estou escrevendo aqui agora, as minhas listas sempre funcionam.
DEIXAR AS CONTAS EM CIMA DA MESA NÃO GARANTE QUE ELAS SERÃO PAGAS.
Ficar olhando a estante e a mesa de trabalho desarrumada, a lata de lixo transbordando, os pratos na pia, aquele projeto complicadíssimo e hiper importante que você já começou a fazer trocentas vezes,  etc etc etc, olhar e contemplar os problemas não resolve nada, temos que AGIR!
Quando temos uma tarefa CHATA para fazer, só existe uma forma de não procrastinar por falta de disposição ou entusiasmo, é encarar de frente. Eu tenho um lema que uso o tempo todos, “as obrigações primeiro, os prazeres depois”, não sei onde nem quando aprendi isto mas funciona. Então quando a procrastinação, aquele desejo de deixar pra depois, atacar, enfrente o bicho de frente e mostre quem manda nas suas coisas.
É assim que eu faço (e vem dando certo):
  1. Sou flexível em primeiro lugar, divido a maldita tarefona em várias pequenas tarefas, tentar fazer tudo de uma vez pode ser insuportável e a vontade de “deixar esta m… pra depois é muito forte”. Mas, marque uma hora HOJE para acabar, se não vai durar pra sempre e ai o bichão vai ganhar.
  2. Mantenha a chata por perto, leve tudo que você precisar para terminar a tarefa junto com você para onde você for, material, anotações, canetas, notebook, agendas, o que for necessário, não crie uma desculpa de não ter a ferramenta certa para terminar o trabalho. A inspiração não tem momento certo pra chegar, ela chega e pronto, esteja preparado o tempo todo.
  3. Não divagar, não fique pensando em consertar o mundo quando você não está conseguindo nem terminar o seu próprio trabalho. Concentre-se, não se distraia com nada, manter-se no foco da questão é essencial. Evite os inimigos do trabalho, “olhadinha no e-mail”, “youtube”, e tantas outras coisas que você sabe bem o que são.
poroindecomecarNÃO QUERER FAZER AS COISAS AGORA não é privilégio seu, todo mundo tem este problema. Mas lembre-se que a única maneira de encarar, é de frente e com coragem e determinação. Diga para você mesmo, “Vamos acabar com isso de uma vez por todas” arregace as mangas e trabalhe.
Não negue, não tenha medo e nem sinta-se culpado, apenas faça o que tem que fazer e pronto.
A proposito, perdi 2,2 kg desde o dia 26 de dezembro, é pouco, mas não engordei, continuo na luta com a balança.