terça-feira, 21 de dezembro de 2010

So this is Xmas (então é natal)

applerecords
Xmas81 "Happy Xmas (War Is Over)" é uma canção escrita por John  Lennon,  lançada como single em 1971 por John Lennon, Yoko Ono e a Plastic Ono Band pela Apple Records. Ela alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e o segundo na parada de singles britânica.
Esta canção que era um protesto sobre a Guerra do Vietnã, tornou-se um padrão de Natal e já foi gravada por diversos artistas incluindo a nossa Simone aqui mesmo no Brasil. 


 
tumblr_lcpekdtMlA1qdahyqo1_500



A letra é baseada em uma campanha que John e Yoko fizeram no final de 1969 .
Na época eles alugaram outdoors e cartazes em onze cidades em todo o mundo que dizia: "A Guerra Acabou (Se você quiser) Feliz Natal de John e Yoko!". As cidades foram Nova York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdam, Berlim, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque. Na época do lançamento da canção, os EUA estavam profundamente envolvidos na impopular Guerra do Vietnã. A mensagem "Sem mais guerra, se você quiser, a guerra acaba, agora mesmo!", que cantavam os vocais de fundo, foi copiada por John diretamente a partir do outdoors.
yokoonojohn-lennon_1969_frank-barratt O disco começa com um sussurro quase inaudível de cumprimentos de Natal para seus filhos: Yoko sussurra "Feliz Natal, Kyoko", então John sussurra "Feliz Natal, Julian".Happy_Xmas_(War_is_Over)
A música foi gravada no estúdio Record Plant em Nova York no final de outubro de 1971, e contou com a ajuda do produtor Phil Spector. As crianças que cantam ao fundo eram da Comunidade Harlem Choir. A letra foi escrita por John Lennon e Yoko Ono e a estrutura de melodia e acordes são do padrão popularmente conhecido como "Stewball."

O single foi lançado nos EUA em dezembro de 1971, mas o lançamento no Reino Unido foi adiado para o ano seguinte devido a uma disputa de publicação dos direitos. A canção foi re-lançada no Reino Unido em 20 de dezembro de 1980, logo após o assassinato de John Lennon em 8 de dezembro, atingindo o segundo lugar nas paradas. Para mim é o hino perfeito do natal.
Desejo de coração um natal feliz e perfeito para todos acompanhado do melhor ano novo com tudo que você desejar se realizando.
Um grande abraço
edson_pequeno