segunda-feira, 21 de junho de 2010

O “clima” na hora do treinamento


Eu sou avesso, contra, faço tudo para evitar, treinamento-palestra em sala de aula. Mas, se, for inevitável, o treinamento em sala de aula, tenha muito cuidado com o ambiente, o clima do evento. Nem oba-oba com muita musica e barulho, nem aquelas intermináveis preleções ao ritmo do Power Point. Tem gente que ADORA uma platéia, principalmente quando esta platéia é “obrigada” a participar dos eventos chamados “treinamento”, cheios de brindes, coffe brakes e gritos e palavras de força. Já vi de tudo, até gente vestida de samurai para ensinar vendedores de farmácia a fazer não sei o que.
COMO PLANEJAR UM TREINAMENTO “EFICIENTE”
Os dois pontos mais importantes a levar em conta na hora de organizar uma sessão de treinamento em sala de aula são: O material precisa ser pratico e o treinamento dinâmico e ativo.
O treinamento para adultos deve considerar que: As pessoas gostam de saber que vão aprender alguma coisa, as pessoas gostam de experimentar enquanto aprendem coisas novas, as pessoas gostam de aprender a resolver problemas e as pessoas gostam de aplicar imediatamente o que aprendem. Então nada de teorias intermináveis cheios de citações de livros de “gurus” famosos. As pessoas gostam também de saber que VOCÊ tem algo a dizer e ensinar.
Lembre-se que o tempo em sala de aula também é curto, dedique mais tempo ao “Como Fazer” do que a teoria, se uma aula tenta cobrir muito material e toma o tempo da pratica e dos exemplos será ineficaz e certamente esquecido dentro de pouco tempo. Novos conhecimentos só se aprendem “com a mão na massa” e “fazendo junto”
Para concluir, cuide do espaço físico também com ar condicionado bem regulado, cadeiras confortáveis e iluminação adequada. Se o assunto for bom, o instrutor participativo e com conhecimento de causa, nem precisará de brindes e coffe break.
Mais um ponto importante, se puder, deixe passar uns dias e envie um teste de conhecimento sobre o assunto aplicado para avaliar a retenção da matéria junto aos treinandos.
Boa sorte no seu próximo treinamento!