quinta-feira, 24 de junho de 2010

Como manter seu time “FOCADO” nas suas idéias e nos seus objetivos


Uma das formas mais poderosas de manter seu time “FOCADO” nas suas coisas e nos seus objetivos é usar o modelo de participação chamado ORID. A sigla ORID significa:
O de Objetivo: Obtendo os fatos.
R de Reflexão: Reconhecendo os sentimentos.
I de Interpretação: O que entendemos e absorvemos.
D de Decisão: O que faremos agora baseado em tudo o que foi dito?
O poder do ORID baseia-se na “Escada de Inferência” aonde as idéias e os conceitos vão evoluindo instantaneamente à medida que vão sendo estimulados. A escada da inferência tem normalmente quatro degraus:
1. Percepção seletiva: Cada pessoa reage de forma diferente às informações recebidas.
2. Reação emocional: Nós reagimos de forma positiva ou negativa a estes estímulos.
3. Lógica: Isto faz sentido? Todo mundo atribui significado aos dados recebidos com base em nossas crenças, impulsos e experiências.
4. Ação: Nós agimos baseados nas nossas inferências sobre as informações e estímulos recebidos.
Por exemplo:
O alarme toca!!!!! (Percepção seletiva)
O quê, Como???? (Reação emocional)
Estou atrasado!!!!!! (Lógica)
Corro para me preparar! (Ação)
Normalmente o grupo não reage em conjunto levando em conta os três primeiros degraus da escada apenas por que não conseguem discutir entre si. A maioria das pessoas tende a discutir apenas sobre a sua preferência pessoal na ação que deve ser tomada. O que acontece é que cada membro do time toma sua decisão baseada em estímulos, emoções e interpretações diferentes.
A técnica do ORID assegura que o grupo visite cada degrau da escada juntos. Vamos ver como isso funciona na pratica através de cinco etapas básicas. Aplique-as depois de explicado e mostrado qual é a meta e os objetivos que se deseja alcançar.
  1. O (de Objetivo): Pergunte as pessoas o que eles entenderam sobre o que foi exposto. Escreva as suas respostas em um flip chart. Mantenha o grupo focado no assunto e nas respostas, desestimule divergências de opiniões e discussões nesta etapa.
  2. R+ (de Reflexão positiva): Solicite agora ao grupo para expor os aspectos positivos do que se expôs e liste suas respostas no flip chart.
  3. R- (de Reflexão negativa): Solicite agora ao grupo para expor os aspectos negativos do que se expôs e relacione suas respostas no flip chart. Algumas pessoas podem achar negativo o que outras acharam positivo, isso é normal, alias é exatamente este o propósito disto tudo.
  4. I (de interpretação): Pergunte a equipe neste momento qual é o sentido de tudo o que foi dito até agora em relação aos objetivos que se propõe alcançar. Anote suas respostas.
  5. D (de Decisão): E finalmente pergunte aos participantes que ações deverão ser tomadas agora como um time para se conseguir atingir os objetivos propostos. Pode se discutir idéias individuais até se chegar ao um consenso.
A idéia é gradativamente juntar o esforço e a experiência de cada membro até se tomar uma decisão de ação que seja aceita e reconhecida pelo grupo como a coisa certa a se fazer. Uma vez que o grupo entenda isto é só partir para ação.